La Cuvée du Chat 2012
Jean-Claude Chanudet criou este vinho em 2010. Natural de Fleurie, é casado com Geneviéve Chanudet de Morgon, viveu o renascimento do vinho natural no fim dos anos setenta, juntamente com seu sogro Josef Chamonard e Marcel Lapierre, amigo de infância que se tornou sócio quando adquiriram o Château Cambon em 1995. Jean-Claude nasceu e passou seus mais de sessenta anos de vida em torno de vinhedos de Gamay e produção de Beaujolais. Não obstante, seu talento natural para trabalhar com esta casta.
La Cuvée du Chat é um vinho que eu pedi para ele criar através de vinhedos arrendados ao redor de Fleurie e Morgon. Jean-Claude é um ícone do Beaujolais, um exímio vinicultor, que nunca preocupou em ter seu nome revelado por traz de seus vinhos, como seu Morgon, que mantém o domínio com o nome do sogro, que faleceu em 1990. Por isso, pedi também que mencionasse seu nome no rótulo e moitisse a menção da denominação de origem, Beaujolais. Para mim, seu nome vale muito mais. “Chat” é seu apelido (Chanudet) e significa gato em francês.
La Cuvée du Chat é um Gamay puro, aromático, frutas vermelhas e negras, com notas de alcaçus e violeta. Na boca, é muito vibrante com impressão de leveza, que desliza pelo paladr com uma densidade sedoa e generosa, muito bem equilibrada pela acidez refrescante e um leve toque de terroir e pimentas no final. Um vinho alegre e generoso. Puro prazer!Produtor Château Cambon
Região Beaujolais
Uva Gamay
Vinho tinto